Foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 20 de setembro, o quadro de vagas do próximo concurso público para a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SEAD AM).
No total serão ofertadas 1.333 vagas para o concurso Polícia Civil do Amazonas, concurso Corpo de Bombeiros do Amazonas e concurso Polícia Militar do Amazonas, para diversos cargos.
De acordo com a publicação, o concurso PC AM contará com 424 vagas distribuídas da seguinte forma: Delegado (62), Investigador (200), Escrivão (98), Perito Criminal (27), Perito Legista (8), Perito Odontolegista (3), Auxiliar Perito (16) e Padioleiro (10).
Confira abaixo o quadro de distribuição de vagas:
Em 27 de abril, foi divulgado o Decreto n. 38.923 instituindo a comissão para realização do concurso público para a Polícia Civil do Amazonas. O governador já havia afirmado que sua gestão seria marcada pela realização de concursos públicos. A declaração foi dada durante a inauguração da Central de Flagrantes do 18º Distrito Integrado de Polícia, na zona Norte de Manaus.
“Concurso vai ser a marca do meu Governo”, afirmou o governador, ressaltando que irá remanejar as verbas do orçamento do Estado para 2018 e tirar os planos do papel. ” A verba para os concursos não está prevista no planejamento porque não fui eu que fiz (a proposta de Orçamento 2018 enviada à ALE). Peguei o bonde andando , mas temos como executar esses planos e os concursos serão feitos”.
A previsão é de que o edital seja lançado em dezembro deste ano. Conforme a SSP-AM, o número de vagas oferecidas foi definido com base em um levantamento, que levou em consideração, sobretudo, a quantidade de servidores que se aposentaram e que devem se aposentar neste ano.
De acordo com o vice-governador e secretário de segurança, o concurso é urgente e a situação precária, pois há mais de 11 anos o efetivo não é reforçado.
“Faremos concurso público para delegado, escrivão, comissário, agentes, para restaurar os quadros necessários, eles estão muito defasados. Para se ter ideia, há onze (11) anos não se faz concurso para a Polícia Civil”, afirmou.
Espera-se que a oferta seja distribuída pelos cargos de escrivão, perito, auxiliar de perito, datiloscopista, delegado, investigador, assistente administrativo, auxiliar administrativo e investigador.
Apesar de a organizadora ainda não ter sido escolhida, já é possível afirmar que os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva, discursiva e de capacidade física, além de exames médicos, avaliação psicológica e de títulos. O concurso também contará com um exame prático de digitação para os cargos de escrivão de polícia e de investigador.
Último concurso Polícia Civil Amazonas (PC AM)
A última seleção foi organizada pela Comissão Permanente de Concursos (Copec), em 2009. Foram 930 vagas para perito odontolegista, perito legista, perito criminal, escrivão de polícia, investigador de polícia e delegado de polícia. Os salários variavam de R$ 2.514,24 a R$ 6.104,16. Os aprovados foram contratados sob regime estatutário. A validade foi de dois anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo tempo.
















