quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Concurso MP PR: Saiu edital para Promotor de Justiça!



O Ministério Público do Paraná realiza novo concurso para promotor. O edital foi divulgado nesta segunda-feira, 8, no Diário Oficial do Estado e traz dez vagas. Para concorre, é preciso ter concluído curso de bacharelado em Direito e ter exercido atividade jurídica por no mínimo três anos até a data da inscrição definitiva. 

O salário é um dos grande atrativos deste concurso MP PR, com iniciais de R$24.818,90. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira, 8, e seguem até o dia 6 de novembro, pelo site do Ministério Público. Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de R$220.

Membros de família de baixa renda, inscritos no CadÚnico, poderão solicitar isenção do valor, até o dia 16 de outubro, também pelo site do MP PR. 

O concurso abrangerá o preenchimento de cargos vagos ou que vagarem até dois anos da sua homologação, com aproveitamento dos candidatos que obtiverem aprovação final, e será realizado em seis fases na seguinte ordem: 

I - prova preambular; 
II - provas escritas, em um total de cinco, divididas por grupos; 
III - exames de sanidade física e mental; 
IV - sindicância; 
V - prova oral; 
VI - prova de títulos.

A prova preambular do concurso MP PR

A primeira etapa será a prova preambular (objetiva) dividida em cinco grupos de questões:

I Grupo: 17 questões para Direito Penal, três para Direito Eleitoral e três para Legislação do Ministério Público;

II Grupo: 14  questões para Direito Constitucional, sendo pelo menos uma referente à Constituição do Estado do Paraná, cinco para Direito Administrativo, duas para Direito Tributário, uma para Filosofia do Direito, 1 (uma) para Sociologia Jurídica e 1 (uma) para Direito Previdenciário;

III Grupo – dez para Direito Civil, duas para Direito Empresarial e doze para Direito Processual Civil;

IV Grupo: 14  para Direito Processual Penal, 3 (três) para Execução Penal, 1 (uma) para Medicina Legal, 3 (três) para Direito do Consumidor e 3 (três) para Direito Sanitário;

V Grupo: seis para Direito da Infância e da Juventude e/ou Direito à Educação, seis para Proteção ao Patrimônio Público, cinco para Direito Ambiental e Habitação e Urbanismo, cinco para Ação Civil Pública, Ações Coletivas e/ou procedimentos extrajudiciais de atribuição do Ministério Público (Inquérito Civil, Procedimento Preparatório, Procedimento Administrativo e Notícia de Fato), duas para Direitos da Pessoa com Deficiência, duas para Direitos do Idoso e quatro para Direitos Humanos. 

A avaliação preambular está marcada para 13 de janeiro, as provas escritas para 18 a 22 de fevereiro, a inscrição definitiva de 14 de maio a 3 de junho e a prova oral de 5 a 16 de agosto.

Prova escrita também será dividida em grupos

Na prova escrita, as questões também serão separadas em cinco grupos:

I Grupo: uma dissertação e sete questões discursivas para Direito Penal, uma questão discursiva para Direito Eleitoral e uma questão discursiva para Legislação do Ministério Público;

II Grupo: uma dissertação e quatro questões discursivas para Direito Constitucional, sendo pelo menos uma referente à Constituição do Estado do Paraná,  três questões discursivas para Direito Administrativo, uma questão discursiva para Direito Tributário e uma questão discursiva para Filosofia do Direito ou Sociologia Jurídica;

III Grupo uma dissertação, podendo ser substituída por uma peça prática, cinco questões discursivas para Direito Processual Civil, três questões discursivas para Direito Civil e uma questão discursiva para Direito Empresarial;

IV Grupo: uma peça prática, cinco questões discursivas para Direito Processual Penal, duas questões discursivas para Execução Penal, uma questão discursiva para Direito do Consumidor e uma questão discursiva para Direito Sanitário;

V Grupo: uma peça prática relativa à ação civil pública e/ou procedimentos extrajudiciais e seus instrumentos (portaria de instauração, termo de ajustamento de conduta, recomendação administrativa e promoção de arquivamento, duas questões discursivas para Infância e Juventude e/ou Direito à Educação, três questões discursivas para Proteção ao Patrimônio Público, Ação Civil Pública, Ações Coletivas e/ou procedimentos extrajudiciais de atribuição do Ministério Público (Inquérito Civil, Procedimento Preparatório, Procedimento Administrativo e Notícia de Fato).

Ainda uma questão discursiva para Direito Ambiental ou Habitação e Urbanismo, uma questão discursiva para Direitos da Pessoa com Deficiência ou do Idoso e duas questões discursivas para Direitos Humanos.

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos. Neste período os candidatos do cadastro de reserva poderão ser convocados. A data prevista para homologação é 27 de agosto de 2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário